Bem-Vindos

.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Integrantes do NuPEP participam do minicurso História do Português no/do Brasil com Carlos Alberto Faraco



Alguns integrantes do NuPEP, no dia 03 de setembro de 2015,  das 14 às 18 horas, participaram do minicurso História do Português no/do Brasil proferido pelo pesquisador e linguista Carlos Alberto Faraco no I Encontro Nacional de Letras e o X Encontro de Linguística e Literatura da UESPI, promovido pela  Universidade Estadual do Piauí, por meio da Coordenação de Letras/Português do Campus Torquato Neto.


Carlos Alberto Faraco
Neste minicurso, Faraco fez um panorama histórico-social do português no/do Brasil. O pesquisador dividiu seu minicurso em duas partes. Na primeira, comentou sobre o retrato linguístico atual, os efeitos linguísticos da expansão portuguesa, as grandes questões acerca da história social do Brasil, os critérios indispensáveis para articular respostas sobre essas questões, além de comentar sobre a situação linguística nos séculos XVI e XVII.

Na segunda parte, por seu turno, o ministrante continuou a explanação acerca da situação linguística nos séculos XVI e XVII, além de comentar sobre a transmissão linguística irregular, a polarização sociolinguística do Brasil, a virada sociolinguística no século XVIII, a situação linguística no século XIX, a situação linguística da Amazônia, a situação linguística no século XX, as consequências linguísticas e a situação sociolinguística do Brasil.

Confira alguns trechos do minicurso.

Participantes do minicurso com Faraco

Fontes: site e comunidade no facebook do evento. 

0 comentários:

Postar um comentário