O NuPEP tem por finalidade
congregar pesquisadores,
estudantes e professores interessados no desenvolvimento de estudos sobre
estudos de linguagem, mais especificamente nas seguintes linhas de pesquisa:
1. Descrição do
Português, cujo objetivo são os estudos voltados para análise e descrição
do português em uma perspectiva enunciativa dentro do quadro teórico da Teoria
das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), de Antoine Culioli.
Dentro desta linha
investigativa, desenvolvem-se pesquisas que buscam analisar, a partir de marcas
linguísticas, o processo de construção de valores referenciais de um dado
fenômeno linguístico, buscando as operações que viabilizam a construção de tais
valores.
Ainda dentro do
quadro teórico trabalhado, em um outro viés investigativo, tem-se buscado
também a identidade de elementos lexicais (ou morfolexicais) através da
variação de suas ocorrências.
2. Variação Linguística, Letramento e Oralidade, cujo
objetivo é caracterizar a variação/diversidade linguística em processos
interacionais, em eventos de oralidade e de letramento, tanto em comunidades
sociais quanto em escolas que atendem a populações dessas comunidades e
sistematizar modelos ou teorias dessa variação linguística capazes de
possibilitar a prática de autorreflexão e de conscientização do professor de
língua portuguesa como capacitação docente para o ensino de língua portuguesa,
de acordo com uma pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1987).
3. Normas linguísticas no/do Brasil: história, pesquisa e
ensino, cujo objetivo é pesquisar, principalmente em corpus de língua escrita culta, fatos
linguísticos que merecem revisão crítica, sobretudo aqueles com evidente
caráter anacrônico (norma padrão), quando comparados com as variedades cultas
(norma culta), para, com isso, dar um tratamento pedagógico à questão.
O estudo das normas
tem, como objeto, os instrumentos linguísticos (AUROUX, 2009), ou seja, tanto
gramáticas quanto dicionários, sejam eles contemporâneos ou antigos.
De um ponto de
vista teórico, os trabalhos podem, como já mencionado acima, ser
predominantemente descritivos, mas podem também ser feitos trabalhos ligados à
Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2014), com destinação
pedagógica, e à historiografia linguística.
4. Historiografia (da) Linguística: estudo de fontes pretéritas
e contemporâneas, cujo objetivo é pesquisar, a partir dos postulados teóricos da
Historiografia (da) Linguística, sobretudo a partir das contribuições de
Koerner, Swiggers, Altman, entre outros.
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