O VIII MiniEnapol aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de agosto no prédio de Letras da USP (FFLCH), na cidade de São Paulo. O evento foi uma iniciativa do CEDOCH – Centro de Documentação em Historiografia da Linguística do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo. As atividades aconteceram nas salas 102 e 260, no campus da FFLCH . O centro é coordenado pela professora Drª Cristina Altman e conta com a colaboração da professora Drª Olga Coelho.
O evento teve sua primeira edição em 1999 (e as seguintes em 2000, 2002, 2004, 2010, 2011, 2013 e 2015) e tem por objetivo divulgar os trabalhos de pós-graduação que se inserem no escopo da Historiografia Linguística em qualquer uma das propostas teórico-metodológicas da área.
No centro da imagem os professores José Borges Neto e Cristina Altman, Gláucia Castro (à esquerda) e Meryane Oliveira (à direita)
O evento contou com a participação do professor José Borges Neto da UFPR-UNIOESTE, que ministrou a palestra “Naturalização de conceitos da Gramática Tradicional na Linguística do século XX", das 14h às 17h, na sala 102 do prédio de Letras da FFLCH. A palestra foi organizada conjuntamente pelo Tardes de Linguística e pelo CEDOCH.
As alunas Meryane Oliveira e Gláucia Castro, do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade federal do Piauí, apresentaram as respectivas comunicações orais:
Mesa 4: Vícios, figuras de linguagem e uso no dia 13/08 às 16:20h, intitulada “Gramática Pedagógica do Português Brasileiro: um olhar historiográfico”
Mesa 7: Obras gramaticais e linguísticas brasileiras do século XX no dia 14/08 às 16:50h, intitulada “Gramática Houaiss da Língua Portuguesa: tradição e renovação”
COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO:
Bruna Polachini
Jéssica Gomes
Julia de Crudis
Mariana Viel
Patrícia Borges
Rebecca Tamachiro
Stela Maris Danna
Wellington Santos
SUPERVISÃO:
Profa. Dra. Cristina Altman
Profa. Dra. Olga Coelho
0 comentários:
Postar um comentário